kate bush, a história por traz da canção “Wuthering Heights”

Kate Bush e sua voz inconfundível…

Hoje vou falar um pouco da canção “Wuthering Heights” lançada em 1978 no álbum “The Kick Inside” da cantora inglesa Kate Bush.

A música, que é o nome homônimo do famoso livro da escritora Emily Brönte , traduzido para o português como : “O Morro dos Ventos Uivantes”.

Kate, ao descobrir que Emily era nascida na mesma no mesmo dia que ela, quis saber um pouco mais sobre a escritora e aos 18 anos, inspirada pela versão cinematográfica de 1970, em uma madrugada compôs essa canção baseando-se no livro.

Na letra, a canção usa várias falas da personagem principal “Catherine Earnshaw”, como no refrão: “Let me in! I’m so cold!” ( Me deixe entrar, estão com tanto frio!”). Assim como no livro, a música tem sentido romântico mas ao mesmo tempo sinistro. A personagem Catherine implora para que seu amado Heathcliff a deixe entrar, mesmo ela já sendo um fantasma.

Por ser uma cantora performática, Bush, lança dois videoclipes s para acompanhar “Wuthering Heights”. Num deles, ela canta num quarto negro cheio de névoa branca, usando um vestido também branco, versão que foi lançada no Reino Unido (vídeo 1 abaixo). O segundo, gravado no campo, em exterior, em que ela canta e dança com um vestido vermelho sendo lançado nos Estados Unidos e tornando-se a mais popular internacionalmente (vídeo 2 abixo).

“Wuthering Heights” foi lançada em 6 de janeiro de 1978, e entrou no nº42 das paradas em fevereiro.

Kate Bush – Wuthering Heights – Official Music Video – Version 1

Kate Bush – Wuthering Heights – Official Music Video – Version 2

Gostou? Curta, compartilhe…

O Rock não tem regras, tem atitude…

Por Lis Hirt

hipnozerock@ehbwebrock.com.br

@hipnozerock