Beto Bruno, o mago do Rock

Esse Slogan da EHB WEB ROCK “O ROCK NÃO TEM REGRAS, TEM ATITUDE…”, é algo assim muito forte e de uma energia incrível, concordam?

E é nessa pegada que hoje vou falar desse músico, com muita atitude rock…

Falo de Beto Bruno, nascido em Passo Fundo no Rio Grande do Sul, cantor e compositor, que foi frontman da banda Cachorro Grande por mais de 20 anos!!

Nunca é tarde para um recomeço, e isso vale para tudo, somos seres em constante evolução e não podemos procrastinar na vida, devemos ter fome e garra de querer cada vez mais!!!

E essa garra em não deixar o espírito roqueiro se apagar tem de sobra em Beto Bruno, que vem com a cara e a coragem se aventurando no universo de cantor solo, terreno esse onde ele se reinventa, se redescobre, em uma jornada na qual vem tendo a companhia de um time de peso da música brasileira e entre eles seu amigo e companheiro de Cachorro, Pedro Pelotas.

No último mês de junho, Beto lançou “O Escudo do Arcanjo Miguel”, seu segundo disco solo, editado pelo Selo 180. Um álbum com oito faixas e que sucede o trabalho de 2019 “Depois do Fim”, que foi o primeiro voo individual do músico, lançado exatamente um mês depois do encerramento oficial da banda Cachorro Grande.

Em seu novo trabalho, Beto traz bons momentos do som dos tempos de sua ex banda, com muitas influencias de ícones como Rolling Stones, Beatles e The Who, além do movimento mod britânico e da psicodelia seiscentista. Já do ponto de vista das letras, “O Escudo do Arcanjo Miguel” apresenta um artista menos interessado em dar voz aos prazeres e angústias da vida moderna e mais preocupado em encontrar um equilíbrio espiritual em tempos turbulentos.

Produzido por Beto Bruno e Rodrigo Tavarez (que também toca baixo no disco), o álbum traz arranjos do Beto e de Pedro Pelotas, que toca piano, órgão e sintetizador no álbum. A banda de base ainda inclui Eduardo Schuler na bateria, Pedro Lipatin nas guitarras e vocais de apoio e Sebastião Reis (filho de Nando Reis) no violão e vocais.

Entre os músicos convidados há ainda outro representante de linhagem nobre do pop rock brasileiro: o mineiro Juliano Alvarenga, vocalista e guitarrista da banda Daparte e filho de Samuel Rosa, e que faz backing vocal na faixa “Se a Chuva Não Passar”.

Quando fala de seu novo trabalho, Beto Bruno se mostra sempre emocionado, dizendo que é como escutar um pai orgulhoso contar as novidades sobre o seu filho: ele não se cansa de dizer o quão feliz está com o projeto e como esse é o maior orgulho de sua carreira até agora.

“As letras são as mais pessoais que já escrevi e esse projeto é um livro aberto”, conta em conversa com o Apple Music. “Eu nunca me expus tanto, nunca falei tanto da minha vida”. “Não conseguia escrever sobre coisas importantes, como o amor que eu tenho pela minha esposa, achava que não cabia ali. Então me acostumei a falar na terceira pessoa, porque não queira me expor.”

Esses tempos de pandemia tem tido muitos extremos, enquanto para alguns vem sendo a decaída, outros tem conseguido usar desses tempos difíceis para ir fundo em suas ideias e não deixar a peteca cair, foi nessa pegada que Bruno quando se viu fechado em sua casa, em São Paulo, sentiu que era hora de deixar a inspiração fluir, e em “Escudo do Arcanjo Miguel” essa inspiração veio de momentos do cantor e seu violão juntos no cantinho da sala:

“Quando apareceu a faixa-título, fiquei assustado porque eu a compus, mas nunca tinha falado sobre algo tão pessoal”, revela. “A partir dela as outras vieram e mantiveram o tom confessional. Por isso estou tão feliz, porque consegui falar sobre as coisas mais importantes da minha vida: minha família, minha mulher, minha filha. Só faltou eu falar dos meus gatos.”

É, Beto mora com a esposa e seus nove gatos, rsrsrs

O “Escudo do Arcanjo Miguel”, vem para mostrar o quanto Bruno tem paixão a mostrar pela música, como ele mesmo diz:

“A minha paixão por música não mudou. E, se mudou, foi para mais”. “O meu tesão de estar gravando e fazendo música continua igual.”

Escute Beto Bruno no Spotify, no Deezer, no iTunes, no Google Play, no Tidal e na Amazon.

E curta aqui um pouco de seu novo trabalho…

Gostou? Curta, compartilhe…

O Rock não tem regras, tem atitude…

Por Lis Hirt

hipnozerock@ehbwebrock.com.br

@hipnozerock