The Hype, vocês lembram deles?

Você conhece a banda The Hype??????

Não???? Tem certeza????

Talvez o vídeo abaixo possa refrescar sua memória…

https://youtu.be/oMHy_edKyxo

Ainda não??? Ok, então vamos lá as apresentações, o vídeo acima data do ano de 1978, em que uma turminha de alunos da escola de gramática irlandesa, fissurados em um bom punk rock inglês e influenciados por bandas pós-punk como The Jam, Wire, e The Clash, resolveu juntar seus instrumentos em uma garagem e começar a idealizar sua banda, a então The Hype, formada por adolescentes, que inicialmente tomou forma na Mount Temple Comprehensive School em Dublin, onde os membros foram organizados sob a orientação do baterista Larry Mullen Jr, e ganhou seu primeiro concurso de talentos em Limerick em março, e logo depois a banda foi convidada a se apresentar no programa Youngline da emissora RTE.

Talvez o nome Larry Mullen Jr esteja refrescando sua memória, sim, The Hype foi ganhando espaço e se transformou de uma banda de garagem áspera na hoje mundialmente conhecida U2.

É impossível subestimar o quão jovens os membros são no clipe. Adam Clayton, o mais velho, ainda não tinha completado 18 anos, Bono também tinha 17 anos, enquanto The Edge e Larry Mullen Jr tinham apenas 16 anos, nessa apresentação a banda antecipou uma visão primitiva de seu som pós-punk inicial com as faixas ‘Street Mission’ e ‘The Fool’, a qual você pode assistir no vídeo acima.

Ok, tudo bem, no vídeos podemos notar uma série de elementos que são simplesmente estranhos de se testemunhar, onde os membros ainda têm uma certa dificuldade em manter uma precisão em sua própria canção, parecendo ter um Bono fazendo muito e Mullen Jr. fazendo muito pouco, enquanto The Edge vem com um Fender Stratocaster, ainda não tendo comprado seu icônico Gibson Explorer, ah e sim, Edge também tem cabelo, o que é desconcertante.

No momento em que a apresentação foi ao ar, a banda já havia mudado seu nome, daí porque o apresentador se referir a eles sob seu nome atual. Foi um efeito lento, mas constante de bola de neve daqui: logo a banda se juntaria ao gerente Paul McGuinness, e em 1980 a banda assinaria com a Island Records e lançaria seu LP Boy de estreia. Nem ‘Street Mission’ nem ‘The Fool’ apareceriam, nem apareceriam no primeiro lançamento oficial da banda, o Three EP de 1979, deixando suas performances na RTE como o primeiro material oficialmente gravado do U2.

Gostou? Curta, compartilhe…

O Rock não tem regras, tem atitude…

Por Lis Hirt

hipnozerock@ehbwebrock.com.br

@hipnozerock